04-Qual a forma correta para trabalhar com o gesso ortodôntico

O gesso é um minério muito sensível podendo ter suas propriedades alteradas com muita facilidade. Veja abaixo os principais cuidados a serem tomados e a forma adequada de trabalhar com o gesso.
Armazenamento:
As caixas deverão ser guardadas em um local seco e arejadas. Nunca devem ser colocadas diretamente sobre o chão, sendo ideal o uso de pallets, para mantê- las afastadas do piso e das paredes (15 cm), evitando assim contato com lugares frios/úmidos.
Após aberta a embalagem, guardar sempre em recipiente fechado para que o gesso não entre em contato com o ar que pode estar úmido, ou com qualquer outro produto que possa alterar as características do mesmo.
Preparo:
Através de pesquisas e testes chegou-se à conclusão que os melhores resultados no processo final são obtidos quando preparamos o gesso da seguinte forma:
O material deve estar completamente LIMPO, sem resíduos de qualquer outro produto até mesmo de gesso de lotes anteriores.
Coloque na cuba, já limpa, a quantidade exata de água (filtrada) a se trabalhar lembrando que em média para cada 100 g de gesso utilizaremos 30 ml de água. Recomendamos a utilização do medidor de gesso ORTHO GESSO.
O próximo passo será polvilhar o gesso lentamente sobre a água deixando que esta o absorva por completo. Apenas neste momento deverá ser iniciado o processo de espatulação que deve ser de um minuto e de forma uniforme para que não ocorram bolhas. Após essa etapa o gesso estará pronto para confecção do modelo.